A primeira
vez que a viu foi rapidamente, entre um tropeço e uma corrida para não perder o
ônibus. Mesmo assim, teve certeza de que havia sido feita apenas para ele. No
ônibus, não houve tempo para pensá-la mais detidamente, mas, no dia seguinte,
saindo mais cedo do trabalho, parou em frente à vitrine para observá-la. Era
nada menos que perfeita na sua cor vagamente indefinível, entremeada de
pequenas formas coloridas, em seu jeito alongado, na consistência que
pressentia lisa e mansa ao toque. Disfarçado, observou o preço e, em seguida,
retomou o caminho. Cara demais, pensou, e enquanto pensava decidiu não pensar
mais no assunto.
Quase conseguiu – até o dia seguinte quando, voltando pela mesma rua,
tornou a defrontar-se com ela, no mesmo lugar, sobre um suporte de veludo
vermelho, escuro, pesado. Um suporte digno de tanta dignidade, pensou. E
imediatamente soube que já não poderia esquecê-la. No ônibus, observou
impiedoso as gravatas dos outros homens, todas levemente desbotadas e vulgares
em suas colorações precisas, sem a menor magia. Pelo vidro da janela analisou
sua própria gravata, e decepcionou-se constatando-a igual a todas as outras. Em
casa, atarefado na cozinha, dispondo pratos, panelas e talheres para o próprio
jantar, conseguiu por alguns momentos não pensar – mas um pouco mais tarde,
jornal aberto sobre os joelhos, olhar perdido num comercial de televisão,
surpreendeu-se a fazer contas, forçando pequenas economias que permitissem
possuí-la. Na verdade, era mais fácil do que supunha. Alguns cigarros a menos,
algumas fomes a mais. Deitado, a cama pareceu menos vazia que de costume. Na
manhã seguinte, tomou a decisão: dentro de um mês, ela seria sua. Passou na
loja, mandou reservá-la, quase envergonhado por fazê-la esperar tanto. Que ela,
sabia, também ansiava por ele.
Trinta dias depois ela estava em suas mãos. Apalpou-a sôfrego, enquanto
sentia vontade de usar adjetivos pomposos e cintilantes, de recriar toda a
linguagem para comunicar-se com ela – o trivial não seria suficientemente
expressivo, nem mesmo o meramente correto seria capaz de atingi-la:
metafísicas, budismos, antropologias. Permaneceu deitado durante muito tempo, a
observá-la sobre a colcha azul. Dos mais variados ângulos, ela continuava a
mesma, terrivelmente bela, vaga e inatingível – mesmo ali, sobre a cama dele,
mesmo com a nota de compra e o talão de cheques um pouco mais magro ao lado.
Olhava os sapatos, as meias, a calça, a camisa – e não conseguia evitar uma
espécie de sentimento de inferioridade: nada era digno dela. Um pouco mais
tarde abriu o guarda-roupa e então deixou que um soluço comprimisse subitamente
seu peito de coração ardente, como duas mãos que apertassem para depois
libertá-lo em algumas lágrimas desiludidas. Não era possível. Não podia
obrigá-la, tão nobre, a servir de companhia àqueles ternos, sapatos e camisas
antigos, gastos, vulgares, cinzentos. Foi depois de olhar perdido para o
assoalho que teve como um repente de lucidez. Então encarou agressivo a
impassibilidade da gravata e disse:
– Você é minha. Você não passa de um objeto. Não
importa que tenha vindo de longe para pousar entre coisas caras na vitrine de
uma loja rica. Eu comprei você. Posso usá-la à hora que quiser. Como e onde
quiser. Você não vai sentir nada, porque não passa de um pedaço de pano
estampado. Você é uma coisa morta. Você é uma coisa sem alma. Você...
Não conseguiu ir adiante. A voz dele estremeceu e falhou bem no meio de
uma palavra dura, exatamente como se estivesse blasfemando e Deus o houvesse
castigado. Um Deus de plástico, talvez de acrílico ou néon. Olhou desamparado
para o sábado acontecendo por trás das janelas entreabertas e, sem cessar, para
a colcha azul sobre a cama, logo abaixo da janela e, mais uma vez, para a
gravata exposta em seu suporte de veludo pesado, vermelho.
Ele enxugou os olhos, encaminhou-se para a estante. Abriu um dicionário.
Leu em voz alta: Gravata S. f.: lenço, manta ou fita que os homens, em
trajes não-caseiros, põem à roda do pescoço e por cima do colarinho da camisa,
atando-a adiante com um nó ou laço. Golpe no pescoço, em algumas lutas
esportivas. Golpe sufocante, aplicado com o braço no pescoço da vítima,
enquanto um comparsa lhe saqueia as algibeiras. Suspirou, tranquilizado.
Não havia mistério. Colocou o dicionário de volta na estante e voltou-se para
encará-la novamente. E tremeu. Alguma coisa como um pressentimento fez com que
suas mãos se chocassem de repente num entrelaçar de dedos. E suspeitou: por
mais que tentasse racionalizá-la ou enquadrá-la, ela sempre ficaria muito além
de qualquer tentativa de racionalização ou enquadramento. Mas não era medo,
embora já não tivesse certeza de até que ponto o olhar dele mesmo revelava uma
verdade óbvia ou uma outra dimensão de coisas, inatingível se não a amasse
tanto. Essa dúvida fez com que oscilasse, de tal maneira precário que novamente
precisou falar:
– Você não passa de um substantivo feminino – disse, e
quase sem sentir acrescentou – ... mas eu te amo tanto, tanto.
Recompôs-se, brusco. Não, melhor não falar nada. Admitia que não
conseguisse controlar seus pensamentos, mas admitir que não conseguisse
controlar também o que dizia lançava-o perigosamente próximo daquela zona que
alguns haviam convencionado chamar loucura.
E essa era a primeira vez que se descobria assim, tão perto dessas coisas
incompreensíveis que sempre julgara acontecerem aos outros – àqueles outros
distanciados, melancólicos e enigmáticos, que costumava chamar de os-sensíveis –, jamais a ele. Pois se
sempre fora tão objetivo. Suportava apenas as superfícies onde o ar era
plenamente respirável, e principalmente onde os sentidos todos sentiam apenas o
que era corriqueiro e normal sentir. Subitamente pensava e sentia e dizia
coisas que nunca tinham sido suas.
Então, admitiu o medo. E admitindo o medo permitia-se uma grande
liberdade: sim, podia fazer qualquer coisa, o próximo gesto teria o medo dentro
dele e portanto seria um gesto inseguro, não precisava temer, pois antes de
fazê-lo já se sabia temendo-o, já se sabia perdendo-se dentro dele –
finalmente, podia partir para qualquer coisa, porque de qualquer maneira
estaria perdido dentro dela.
Todo enleado nesse pensamento, tomou-a entre os dedos de pontas
arredondadas e colocou-a em volta do pescoço. Os dez dedos esmeraram-se em
laçadas: segurou as duas pontas com extremo cuidado, cruzou a ponta esquerda
com a direita, passou a direita por cima e introduziu a ponta entre um lado
esquerdo e um lado direito. Abriu a porta do guarda-roupa, onde havia o espelho
grande, olhou-se de corpo inteiro, as duas mãos atarefadas em meio às pontas de
pano. Sentia-se aliviado. Já não era tão cedo nem era mais sábado, mas se se
apressasse podia ainda quem sabe viver intensamente a madrugada de domingo. Vou viver uma madrugada de domingo –
disse para dentro, num sussurro. – Basta apertar. Mas antes de apertar uma
coisa qualquer começou a acontecer independente de seus movimentos. Sentiu o
pescoço sendo lentamente esmagado, introduziu os dedos entre os dois pedaços de
pano de cor vagamente indefinível, entremeado por pequenas formas coloridas,
mas eles queimavam feito fogo. Levou os dedos à boca, lambeu-os devagar, mas
seu ritmo lento opunha-se ao ritmo acelerado da gravata, apertando cada vez
mais. Ainda tentou desvencilhar-se duas, três, quatro vezes, dizendo-se
baixinho do impossível de tudo aquilo, o pescoço queimava e inchava, os olhos
inundados de sangue, quase saltando das órbitas. Quando tentou gritar é que
ergueu os olhos para o espelho e, antes de rodar sobre si mesmo para cair sobre
o assoalho, ainda teve tempo de ver um homem de olhos esbugalhados, boca aberta
revelando algumas obturações e falhas nos dentes, inúmeras rugas na testa,
escassos cabelos despenteados, duas pontas de seda estrangeira movimentando-se
feito cobras sobre o peito, uma das mãos cerradas com força e a outra estendida
em direção ao espelho – como se pedisse socorro a qualquer coisa muito próxima,
mas inteiramente desconhecida.
ABREU,
Caio Fernando. Gravata. In: O ovo
apunhalado. 4. ed. Rio de Janeiro: Agir, 2008.
p. 24-28.
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